quinta-feira, março 30, 2006

 

«Elogio ao amor»

É o título da última peça escrita por Miguel Esteves Cardoso (MEC). Sendo demasiado longa para reproduzir aqui (nem é essa a ideia, e quem queira pode sempre consultá-la no seu suporte original, periódico onde o autor supra citado escreve), deixo apenas a minha humilde crítica:
MEC começa por demorar dois parágrafos para se explicar sobre o que vai escrever; o artigo peca (e em demasia) por generalizações - as tais que são perigosas por correrem grandes riscos de injustiça ; a cautela/racionalidade subjacente a gestos tão simples como o casamento com regime de comunhão de adquiridos é confundida com «parvas burocracias», como se amor fosse sinónimo obrigatório de estupidez!(Eu, pessoalmente, sou muito pragmática, e - até como jurista - acho da maior ingenuidade «fiar-se na Virgem» e crer que o Amor é tudo...)
Chama aos namorados de hoje mimos tão queridos como «embrutecidos», «cobardes» e «comodistas»; «raças de telefonadeiros», «tomadores de bicas» ou «romanticidas». Querem um exemplo de como a generalização FALHA? Ora vejam: sou de Lisboa, e há 6 anos conheci um rapaz do Porto por quem me apaixonei. Durante 4 anos namorámos à distânca, vendo-nos uma vez por mês, a uma média de dois telefonemas por semana. Por duas vezes se tentou mudar para Lisboa sem sucesso, mas como não há duas sem três (e à terceira é de vez), no ano passado conseguiu-o, e desde então alugámos um T1 onde moramos juntos - dá para me explicarem onde está o acomodamento, o embrutecimento ou o cobardismo da situação? É que eu não consigo ver... E, não chegasse o meu testemunho, posso ainda citar de memória, uma relação Lisboa-Sevilha, outra Lisboa-Cádiz, ambas com mais de 1ano de duração. Um namoro Polónia-Alemanha e outro Alemanha-Reino Unido, os dois com uma duração semelhante ao meu.
Mais à frente, que o amor «não é para nos compreender, não é para nos ajudar, não é para nos fazer felizes». Estaria tudo bem, não foram os "nãos" apostos antes de cada oração - então qual é a ideia: termos namorado(a) e passarmos a vida na merda, perdidos por esquinas e vielas, com pensamentos suicidas e ideias tristes? Para isso mais vale só do que mal acompanhado, caramba!
Last but not least, completa com a cereja em cima do bolo: que «a vida mata o amor» (já alguém viu mortos apaixonados?) e «(...) só 1minuto de amor pode durar a vida inteira. E valê-la também». (e o que é que fazemos dos outros setenta e tal anos de existência?Suspiramos enquanto revivemos, pela enésima vez na memória, aqueles preciosos 60 segundos de Amor Puro?)
Tenham lá paciência, mas nada Amor não é nada disto, e arriscava os meus all-star de estimação em como esta "pérola literária" só foi publicada dado o conceituado autor!
É por estas e por outras que não concordo que só se dê voz a escritores conhecidos - tanto lirismo, tanto mel, e tão pouca significância no conteúdo...

Comments:
Terá sido este o texto com mais significado e mais profundo que eu li no teu blog; não é por achar q os outros são desprovidos de tal mas sim porque este trata de algo q se passa dentro de nós, dentro da Pessoa.No fundo o assunto acerca-se do seguinte:o "prato q nos equilibra a balança"; a outra parte que nos motiva a fazer o q fazemos e a qm queremos justificar o que fazemos porque é a opinião dela/dele que conta, é o partilhar com ele/ela que queremos. Afinal de contas é com ele/ela que queremos ficar hoje e amanhã. A minha experiência pessoal não a comento, mas penso q ajudou muito mais a compreender o q li.Quem sabe se um dia n a conto,o q passei qdo estava com e sem ela,o q ouvi dela e da minha família, o q lhe disse e as provas de Amor q dei.No fundo o q ela é para mim,o que eu sempre quis ter com ela,o reconhecimento q com ela passei a ver algumas coisas com olhos diferentes,o agradecimento por ela me ter proporcionado a oportunidade de ter amadurecido em certos aspectos tornando-me mais adulto.Obrigado Verónica.Feitios semelhantes considero-os uma "mais valia" entre nós pq nos permite atalhar algumas etapas e compreendermos melhor um ao outro pq sabemos o q outro pensa e/ou sente pq tb somos assim.És qm me completa e o Amor também passa por isto.
 
Finalmente visitei o famoso blog. Nao posso dizer k concordo c tudo o k la ta (pronto nao posso dizer k concordo com 30% sequer :) mas a beleza está nisso e tenho a dizer k adorei a maneira como ta escrito. Se a minha escrita n fosse tao deficiente ate te deixava uns comments (para defender o elogio ao amor p.e :)
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?