domingo, abril 09, 2006

 

Viagens - El Mexico

Uma viagem - qualquer que ela seja, o destino não importa - é sempre um motivo de imenso regojizo. Porque nos faz mudar de ares. Porque nos faz mudar de vistas, de pessoas, de paisagens, de cores, de sabores e isso dá-nos como que uma energia revitalizante. Claro que há viagens melhores que outras. E esta será, sem dúvida, uma delas.
O México e um país imenso, onde uma semana nao dá para ter senão uns pozinhos do que consistirá isto, mas mal se põe o pé de fora do aviõo, uma baforada de ar morno envolve-nos num abraço de boas vindas que só dá vontade de cá ficar. A cultura Maia é deslumbrante e está bem patente nos rostos escuros e redondos, de olhos oblíquos que simpaticamente nos recebem, assim como nas aldeias históricas e recriações artísticas da vida daquela época, como jogos, rituais e danças típicas.
Também a comida é deliciosa, apesar de ultra picante, a música convidativa (salsa e merengue) a "mover la cintura" e o mar dum azul transparente fascinante.
Aproveitando uma tempestade tropical que acaba de estourar lá fora, deixo então umas parcas impressos desta conjuntura que nos esmaga.

Comments:
O México é um daqueles países que sabe que só emerge pelo turismo.Numa sociedade global como a q temos hoje será q tendemos a uma especialização de nações por sector de actividade?Isto é, teremos países que só se dedicarão ao turismo(para onde caminhamos nós,Portugal?), à indústria petrolífera (Zona do Extremo Oriente),à produção de energia (Ásia com a China à cabeça), turismo (todos aqueles países que têm belo clima mas que n sabem fazer mais nada?)... tenderemos para uma situação desse tipo? Terão os países tidos como mais desenvolvidos a consciência de que um extremar de níveis "perto de portas" conduzirá a conflitos sociais internos que poderão extravasar as fronteiras para os "vizinhos que vivem melhor e que levam tudo"? como sair deste quase beco para onde caminhamos?
 
Não posso dizer que concorde com muito do que dizes sobre o México -apesar dos indicadores económicos esconderem(e muito!)as realidades sociais, o México tem uma balança comercial positiva, ao contrário de Portugal, devido às quantidades de petróleo que exportam. Agora podes dizer «tudo bem, mas esse é um negócio controlado por uma oligarquia mínima» claro..mas não é assim no mundo inteiro? o salário mínimo é extremamente baixo (cerca de 100 a 150 euros por mês), o que torna a sua mão de obra bastante barata embora não desqualificada, porque o ensino obrigatório é até ao 12º ano. Finalmente, quanto à especialização turística, tomara nós sermos tão bons como eles!! (ainda temos muito que praticar..;)
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?