sexta-feira, maio 12, 2006

 

A Bela e o Monstro

Encorajada por um amigo/leitor dos meus «papéis», inscrevi-me há uma semana num curso de escrita criativa a fim de dar (mais) largas à minha imaginação. O «dito cujo» - curso, não amigo - é leccionado por uma personagem que se auto-denomina de «poeta» (o que assim de repente soa um bocado presunçoso, acho eu) e cultiva um look deveras intelectual - óculos de massa pretos, melena caída sobre os olhos, roupa alternativa... - o que só quer dizer que é coerente.
Mas esta crónica não é para falar dele, mas das minhas duas colegas de turma, a Mafalda e a Cláudia. Ambas trabalhadoras num banco, estão ali para arranjarem maneiras mais variadas de comunicarem com os clientes.
A Mafalda é a típica «tia», cabelinho escadeado, a cara moderadamente bronzeada, unhas manicuradas, corpo ginasticado, pulseiras douradas com moedas inscritas com a inicial dos filhos, roupa «da moda» e falar afectado. É licenciada, fala sempre pelas duas - vieram juntas tirar o curso, percebe-se que são «velhas amigas» - e não dispensa ter o telemóvel ligado porque «tem negócios», propondo até que se alterassem os horários das aulas em função da SUA disponibilidade. (Que umbigos grandes que certas pessoas têm meu deus...). É a Bela.
A Cláudia é o oposto: gordinha a resvalar para o matrona, calça sapatos rasos e usa roupa discreta e sem corte nenhum, arranja as unhas em casa e usa-as «ao natural», o cabelo está cheio de brancos, na cara os vestígios de maquilhagem são inexistentes. Sem aliança no dedo, presumo que seja solteira. Tem o 12º ano e é assistente da Mafalda. É o Monstro.
Curiosamente, quando os exercícios começam, as duas transfiguram-se. De caneta e papel em riste, a Claúdia leva-nos por caminhos prodigiosos da sua mente cheia de fantasias, é muito divertida a contar histórias, tem humor, espontaneidade e jeito para compôr. Ao contrário, a Mafalda «não dá uma para a caixa», tem dificuldade em cumprir os prazos dados, depois não consegue articular frases eloquentes, não tem capacidade de abstracção nenhuma, enfim...
Tenho muita curiosidade em saber como seria a vida destas duas amigas, que ali têm uma relação perfeitamente simbiótica, se a Cláudia tivesse nascido com as possibilidades da Mafalda - porque ultrapassa-a, de longe, em talento só que não reparou, e se calhar nunca se vai dar conta disso.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?