segunda-feira, maio 08, 2006

 

O «essencial»

Estava eu hoje de madrugada a tomar o pequeno-almoço (segunda-feira é MESMO o dia pior da semana: qual é o universitário que se preze que se levanta às sete da matina e come às escuras porque nem o sol se deu ainda ao trabalho de nascer?...) , sorvendo a minha manga-enfrascada (que nisto da fruta sou muito comodista: se há quem já a descasque por nós, porque irei eu fazê-lo?...) eis senão quando o "tico" e o "teco" - dois dos neurónios mais activos aqui da cabecinha - deram um «clique», apesar da hora matutina, e fez-se luz: como é que eu nunca pensara nisso antes?
Matemática nunca foi o meu forte. Sempre tive mais queda para o português. Ainda assim, há coisas que saltam à vista, e esta é uma delas;
«-Oh mãe, gostas de fruta?
-Sim.
-Porquê?
-Porque é bom.
-Porquê?
-Porque nos dá saúde.
-Para quê?
-Para viver muitos anos contigo.
-Então comes muita fruta?
-Nã...ão...
-Porquê?...»
Acho que já todos corremos para a casa de banho em busca duma gilete com que cortar os pulsos para não ter de ouvir mais este maldito anúncio da criancinha perspicaz. O ponto é que, na explicação técnica que se segue, é dito que cada frasco contém o equivalente a duas peças de fruta descascadas, e eu espanto-me: como é que duas mangas podem equivaler a duas pêras, que por sua vez equivalem a dois morangos? e como se conseguem espremer bananas de maneira a enfiá-las em sumo num frasco? (Se calhar nunca repararam, mas no hipermercado existem sumos de tudo menos de banana. Iogurtes até com pedaços de cereais, mas não de banana. Deve querer dizer qualquer coisa...) Quanto às peras, aos morangos e às mangas: ou estas encolhem como na lavandaria fazem com as das minhas camisas quando se enganam no programa da máquina, ou os morangos sofrem do mesmo milagre da multiplicação que nos tempos bíblicos criou pães e mais pães...
Não sei como tenho vivido sem reparar nisto, mas agora que dei por ela, vou andar num permanente desassossego até que me expliquem o que se passa.

Correcção: dizem que é uma grande virtude saber dar «a mão à palmatória» e eu também acho que sim. Portanto aqui estou, para dizer que acabo de vir do supermercado, e após algumas buscas realizadas constatei que está lá escrito: que um pote de mangas equivale a duas mangas, um de morangos a sete e por aí fora. Menos mau - só falta saber se passaram aí meses a ver quantas bananas conseguiam esmifrar para dentro dum frasco e depois fizeram a média, ou se se limitaram a optar por peças de fruta estandartizadas...:p

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?