domingo, junho 18, 2006

 

Ainda sobre o Mundial

Acabo de ler um artigo do Kofi Annan, secretário-geral da ONU, a elogiar organizações como o Mundial de futebol, desejando que as Nações Unidas funcionassem à semelhança deste, e só posso concluir uma coisa: a bola deu mesmo a volta a cabeça das pessoas. De TODA a gente!!! Senão vejamos;
Como pode alguém ser tão naive a ponto de achar mesmo que se criam laços de solidariedade profundos num campeonato de futebol, que este é disputado pelo simples amor à camisola/ao desporto, que o espírito é de fair play e de convívio,etc.,etc.,etc.?
Que a ONU não funciona em todos os casos em que está em causa um interesse norte-americano porque foi desenhada de forma a funcionar como um fantoche democrático às mãos deste país, penso que não é novidade para ninguém. E que é duma enorme e abjecta arrogância cultural tentar impôr o mundo Ocidental em toda a parte sem o mínimo respeito pelas outras religiões, credos e povos, em nome da Paz, quando realmente o "P" que a todos importa é o do Petróleo, também é duma hipocrisia que brada aos céus.
Agora, daí até almejar que o mundo se assemelhe a um grande campeonato de futebol, também não sei até que ponto não estaremos a exacerbar as qualidades deste: o Mundial só junta as pessoas durante um mês, e ainda assim são fartos os episódios de pancadaria, manifestações racistas e confusões que se desenrolam no meio de tanta «amizade»; os próprios jogadores, desencam uns nos outros que é uma coisa parva, insultam-se mutuamente num espírito o menos desportista possível e ninguém estaria ali a dar à perna noventa minutos atrás dum esférico com os olhos de meio mundo postos em si, se para isso não fosse pago a peso de ouro.
Estou perfeitamente ciente de que não existem soluções perfeitas, mas seria mesmo este o mundo que desejaríamos para nós?

p.s.Que GOLAÇO aquele que o Deco marcou frente ao Irão, jesus! Oitavos de final: aí vamos nós!!!

Comments:
Dizem que esta altura da febre futebolística é das melhores para tomar decisões sérias e difíceis pois o povo está anestesiado com a febre futebolísitica. Concordo!! Se há altura para tomar decisões que custam a digerir esta é a melhor delas.
Agora devemo-nos questionar: seremos nós tão ingénuos que em troca de (mais) 1 mês de futebol passemos ao lado de decisões que nos afectem durante anos?
Já agora uma outra ideia: fazermos um jantar de homenagem à Taty e aso seu sacríficio de passar 12 horas num sofá.......mas é ela que tem de nos levar no seu novo "pópó".
 
Claro que sim, que esta altura é excelente para extorquires bem o tuga, que ele inda agradece por cima e te convida pa uma jola em frente ao tlevisor, enquanto a selecção ganhar, bem visto.
Mas qual é o espanto? Futebol é o ópio do Povo, já o era em finais do séc.XX e só acho um ESCÂNDALO que eles não descontem para os impostos como o resto do people!!
Em relação ao jantar, tu sugeres o sítio, convocas os cybernautas, PAGAS, e eu conduzo, xim;)

p.s. ficou baptizado de Advogada Alucinada. Bigada pla sugestão:)
 
Bravo Tatiana! Parabéns! Estás cada vez a escrever melhor. Desde o dia 31 de Maio que não te lia (semana de férias pelo meio), e hoje pus (?) a leitura em dia. Não aprecio só os bons nacos de prosa com que nos presenteias, mas também as tuas opiniões sobre o que se passa, o que se vê e o que se lê. Tens-te revelado uma adulta bem informada e bem formada que ainda pasma quem, como eu, te vê ainda uma criança ou, quando muito, uma adolescente. O meu destino nesta vida é ver sempre os mais novos a ultrapassarem-me logo que completam a instrução primária.

Tenho que terminar porque o trabalho espera-me. Mais uma vez parabéns e continua para nosso regalo

Beijinhos da tia
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?