sábado, junho 24, 2006

 

Brandos costumes

Para além da mania que o tuga tem, de resolver tudo ao pontapé e enchendo de mimos as Mães de Portugal - ambos comportamentos que no mundo civilizado não levam a lado nenhum - penso que somos, realmente, um povo de brandos costumes. Porque refilamos quando as coisas não existem/não funcionam. Mas quando se criam mecanismos de reclamação, como o "Livro Amarelo", encolhemos os ombros e não o pedimos nem nunca o usamos dizendo que de qualquer maneira «ninguém ia ler aquilo, e - ainda que o fizesse -, não tomaria qualquer providência».
Querem ver um exemplo?
Num destes fins de tarde, fomos - um grupo da faculdade - lanchar ao CCB (não confundir com BBC, pois refiro-me ao Centro Cultural de Belém), um sítio que recebe imensos turistas e portanto serve de protótipo do nosso atendimento ao público em geral. Quando chegou a minha vez de fazer o pedido, encomendei um scone e um copo de leite. Foram-me pousadas as duas coisas num tabuleiro e pedidos dois euros em troca. Admirada com a falta de recheio para o bolo, depois de pagar interpelei a empregada, que me respondeu com um ar muito enfadado:«A menina só me pediu um scone, não foi?»
Estive quase para lhe perguntar se quando pede um garoto também manda vir o leite à parte, mas resignada com a minha (falta de) sorte, lá reformulei o que queria, o que provocou mais umas bufadelas provindas da boca da criatura enfurecida, que rosnou «Então são mais vinte e cinco cêntimos". Lá lhe passei mais meia dúzia de moedas para a mão. Quinze minutos volvidos, dão-me uma malga tipo onde-come-o-cão-tamanho-miniatura, com o mínimo indispensável de doce lá dentro. E eu, literalmente, «comi e calei».
Um amigo que se seguia na fila, pediu uma coca-cola. Como vinha quente, perguntou àquele autêntico BICHO, se não se importava de pôr no copo «uma ou duas pedras de gelo» - não é que a imbecil foi à cozinha e voltou com o copo de tal maneira cheio que era impossível verter nele qualquer gota de líquido?
Mas repito: mais do que a empregada que nos atendeu, o que me irritou mesmo foi a nossa atitude colectiva de passividade perante aquilo. Porque pagámos como gente grande, e fomos tratados abaixo de cão.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?