domingo, junho 18, 2006

 

Jornalismo de qualidade

Admito que possa estar escrevendo isto influenciada pelo "galo" crescente com que fui ficando à medida que os dias da semana se desenrolavam e o tempo piorava a olhos vistos, a ponto de dar por mim sentada no sofá num non-stop de «lanches-cartas-televisão» durante DOZE horas seguidas porque lá fora o dilúvio não paràva, salvo para dar lugar a uns trovões, raios e relâmpagos. Mas os telejornais, com especial enfoque no «Jornal Nacional» estão a tornar-se deprimentes de ver, maus demais!!
A reportagem versava, precisamente, sobre os feriados de Junho a que costumam estar associadas mini-férias, e «...que azar estavam a ter os portugueses este ano». Punham então uma jornalista a passear pelas praias algarvias de microfone em punho seguida do camera-man, perguntando a pseudo-banhistas agora enrolados em toalhas para se protegerem da chuva se estavam a gostar das férias; a miúdos e graúdos chicoteados por ondas de areia arrastadas pelo vento se estavam a divertir-se na praia; no paredão de Faro, entrevistando os (poucos) trauseuntes que com a borrasca se atreviam a sair à rua se estavam a aproveitar bem o passeio, já que «as condições para se bronzearem» não eram das melhores.
Para depois concluir, com um ar muito profissional, de quem dá uma notícia de importância suprema, que «apesar das condições atmosféricas não serem das mais agradáveis, os portugueses resignam-se aos chuviscos e continuam a vir para o algarve, em busca de algum descanso». A isto seguiu-se a notícia de que as milícias timorenses haviam por fim concordado em pousar as armas. (Ainda bem que a triagem do que releva e não releva ser mostrado é tão bem feita. Assim fico muito mais descansada, com a qualidade da nossa televisão).

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?