quarta-feira, agosto 09, 2006

 

Porque nem só de futebol vive o povo...

De vez em quando adoro ver o «Jornal Nacional». É como comprar a «Maria» e convidar uns amigos a passar depois do jantar para dar uma leitura em conjunto, é noitada garantida! Com a vantagem do «Jornal Nacional» ser diário, em directo, e de portanto aumentar exponencialmente a tentação de diversão.
Anteontem, as notícias abrem com Lourdes Baeta (a substituta de verão da Manuela Moura Guedes, com os olhos igualmente arregalados e a bocarra extravagantemente pintada e muito aberta, pronta a servir-nos o «drama» ou o «horror» do dia) e o «gang sinistro» que entrou no "Pachá" - uma discoteca de pastilhados em Ofír - e «gerou o pânico», mostrando em seguida as almejadas «imagens exclusivas» onde anda tudo à paulada no meio da música de martelos. Uma machete de relevo, sem dúvida, sobretudo agora, com meio país a arder e no Médio Oriente civis a morrerem que nem tordos. Mas é compreensível, que dar todos os dias a mesma notícia seja uma chatice, afinal, no meio do fumo não se vê nada, terras queimadas são feias e os bombardeamentos em Gaza fazem interferência com as câmeras de tv e não deixam ouvir como deve ser.
Ontem, o alarme era dado pelo cabeçalo «o calor mata em Portugal», e saem mais uma revoada de velhotes, a serem entrevistados sobre as comadres e compadres que já morreram devido ao calor - segundo as estatísticas cerca do dobro do ano passado - até que vem um médico ao primeiro plano dar aqueles conselhos do «beba muita água» , «resguarde-se do sol nas horas de maior calor» e por aí adiante.
Até que as notícias empolgantes foram interrompidas, as banalidades dos fogos e do Líbano ultrapassadas, e finalmente foi revelada um boa nova (que isto do telejornal não são só desgraças, apesar de tudo indicar o contrário): Francis Obikwelu venceu a medalha de ouro nos 100m estabelecendo novo recorde europeu («...isto apesar da sua arrancada ter sido a pior de sempre...» sentenciava o comentador, uma aposta que depois de COmunicação Social tirou uma pós-graduação nos 100m/barreiras, não?...), e João Vieira ganhou a medalha de bronze ao ter ficado em terceiro lugar nos 20kms de marcha.
Pode ser uma coisa meia chochinha, para quem ache que só o futebol é desporto, e esteja em pulgas para ver encetada a temporada, mas para o País deveria ser um orgulho tão grande como ver a Selecção de futebool bem classificada no Mundial...

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?