quarta-feira, agosto 09, 2006

 

Viagens pela nossa terra

Nestas últimas férias grandes-grandes (quero dizer, mesmo enormes, com 3 meses), já não estudante mas ainda a semanas de me tornar numa «advogada-estagiária», entalada naquela categoria magnífica de «recém-licenciada», que significa algo como já ter idade para trabalhar mas estar à espera que a silly-season acabe, decidi-me por ficar aquém fronteiras, aproveitando para assim poupar uns trocos e conhecer um bocado melhor a costa sul do país;
Assim, terminada uma semaninha de papo para o ar em Vilamoura, enfiámos malas, roupas, bolas e enlatados para dentro da mala do carro e fizemo-nos à estrada.
Começando por dormir em Lagos, numa residencial mesmo no centro com uma vista esplêndida sobre a ria, explorámos no dia seguinte as grutas da praia e à noite metemos o nariz nos mil e um bares que existem um pouco por todo o centro.
No dia seguinte seguimos para a ponta de Sagres, onde discutimos filosoficamente se seria ali ou em Peniche a ponta mais Ocidental da Europa, almoçámos num bar de surfers muito giro que havia à entrada da vila e íamos levantando voo de tarde, no Martinhal, praia eleita pelos praticantes de windsurf (tivera sabido antes, evitaria horas de rabo para o ar a escavar uma trincheira na areia para me abrigar da ventania...!)
Nessa noite já dormimos na costa Vicentina, em Aljezur, que é uma terra pacata ainda em domínios algarvios, onde se passa pouca coisa, mas as praias são muito bonitas - Arrifana, Amoreira ou Monte Clérigo, por exemplo.
No último dia, dormimos em Vila Nova de Mil Fontes, que por aquela altura já se enchia de pessoal para o Sudoeste, e passámos a manhã no Malhão, visitando também a (famosa) praia da ilha do Pessegueiro - a da música do Rui Veloso - depois duma sardinhada em Porto Covo.
O pôr do sol foi visto em São Torpes, com os moínhos de Sines como pano de fundo.
A minha mãe diz que se devem guardar sempre coisas para ver duma próxima vez como garantia da vontade de voltar. A mim, ficaram-me «entalados» Melides, Comporta e o Meco.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?