sábado, janeiro 27, 2007

 

«Assalto e Intromissão»

Liv - uma mulher angustiada por ter deixado o seu país de origem, a Suécia, assim como a sua profissão, para assistir a filha, à qual - no entanto - não consegue aceder. A depressão em que se deixa cair, fá-la repudiar o namorado com quem vive.

Bea - filha de Liv, é uma adolescente autista, hiperactiva, que não dá descanso àqueles que a rodeiam, requerendo permanentes cuidados e atenção, a ponto de abafar tudo à sua volta, e transformar a rotina da família num verdadeiro pesadelo.

Will - arquitecto, namorado de Liv, vive desmotivado com o rumo que a sua relação com a namorada tomou, não vendo mais sentido em mantê-la, mas não sabendo como terminá-la, porque se sente responsável pela emigração de Liv para o Reino Unido, assim como se culpabiliza por deixá-la sozinha com a filha, apesar de ser a única atitude que aparentemente consegue ter no dia a dia (há uma cena impressionante no filme, em que Will chega a casa e, através da janela, vê Liv a tentar acalmar Bea duma das suas crises de histeria, não aguenta e dá meia volta, indo embora).

Amira - refugiada muçulmana provinda da Bósnia Herzegovina, viúva, fez biscates como modista e vive num bairro social em Kingscross, Londres. Nunca mais superou do trauma da guerra, tão pouco teve outro companheiro depois do marido ser morto.

Miro - filho de Amira, é um adolescente revoltado com a vida, que não vai à escola e se dedica à prática de roubos e assaltos em lojas com o tio e outros refugiados de Leste, da comunidade onde vive. Apesar de inteligente, leva uma vida completamente marginal.

Acontece que um dia Miro assalta o atelier de arquitectura de Will. Este monta vigilância ao fim do segundo «round», e aquando da terceira tentativa consecutiva de roubo, persegue o rapaz, descobrindo onde vive.
Decidindo então arranjar um pretexto para descobrir o móbil do crime, e depois de ver um anúncio na porta de casa de Miro, Will rasga um casaco seu levando-o a Amira para reparar.
A relação de ambos aprofunda-se muito para além da costura, sendo que Will acobarda-se de contar a Amira o que o levou a conhecê-la, enquanto Amira - que entretanto descobre o computador pessoal de Will escondido no quarto do filho e percebe o interesse daquele nela - guarda fotografias incriminatórias do caso de ambos, na esperança que isso sirva de moeda de troca, na possibilidade de Will fazer queixa do seu filho.
Quando Amira decide deixar cair a máscara e confronta Will com a verdade, este é obrigado a tomar uma decisão...

"Assalto e Intromissão" é um filme intenso, que nos leva a reflectir sobre a complexidade do ser humano e das suas relações afectivas. Mas sobretudo, impressiona pela solidão em que cada uma das personagens se encontra, o que faz com que tenhamos uma pluralidade de situações dramáticas, que nem sempre encontram um «final feliz». O que afinal, não deixa de ser mais realista do que terminar com cenas cor-de-rosa.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?